quarta-feira, 27 de agosto de 2008

RAZÕES PARA ESTUDAR O TABERNÁCULO


Estamos introduzindo uma nova série de palestras que, cremos, será muito proveitosa para nós todos, acerca do Tabernáculo – a Tenda da Adoração ao Senhor Deus no deserto, composta de três partes: Átrio Exterior, Santo Lugar e Santo dos Santos.

A palavra “Tabernáculo” (do hebraico mishkan, îùëï, local da [Divina] morada) designa o santuário portátil onde, a partir do Êxodo até o reinado de Davi, os israelitas guardavam e transportavam a arca da Aliança, o menorá e demais objetos sagrados.

Mas, alguém pode perguntar, qual a relevância, para minha vida, em estudar sobre o Tabernáculo?

Eu não poderia responder, de forma individualizada, sem correr o risco de errar, mas posso dizer que, através de um estudo sério, na Bíblia, sobre o Tabernáculo, nossas formas de expressar Adoração a Deus serão impactadas, nossa maneira de ver a Igreja será modificada, e nossa interação com o mundo ao nosso redor também será transformada!

Mas, friso, isso só acontecerá se você, juntamente conosco, decidir mergulhar no texto bíblico, sem senões, e pedir que o Senhor Deus traga à sua consciência o esclarecimento necessário para que sua vida seja transformada.

Para tanto, quero compartilhar, com todos, algumas razões da relevância do Tabernáculo:

a) Há mais de 50 capítulos da Bíblia acerca do Tabernáculo e do culto que ali se desenvolvia, sendo 13 em Êxodo, 18 em Levítico, 13 em Números, 2 em Deuteronômio, 4 em Hebreus, fora as citações em outros textos;

b) O culto no Tabernáculo não apenas foi ensinado pelo Senhor Deus, como representa Sua relação com Seu povo, até os nossos dias;

c) O Tabernáculo representa a Pessoa, a Palavra e a Obra do Senhor Jesus em favor de todo aquele que, crendo nEle, foi feito filho de Deus;

d) O Tabernáculo é uma maquete do culto que prestaremos, na eternidade, ao Senhor;

e) O Tabernáculo é uma figura da presença de Cristo na vida da Igreja;

f) O estudo do Tabernáculo traz maturidade, consolo e esperança aos que crêem;

g) Sem a compreensão da relação direta de Deus com Seu povo revelada a partir do Tabernáculo, o povo de Deus padece envolto com a idolatria, o misticismo, etc., vivendo apenas das migalhas que caem da mesa que pelo Senhor foi posta à nossa disposição.

Seria isso, porventura, suficiente para lhe encorajar nesse estudo?

Espero em Deus que sim, e quero convidá-lo, a partir da próxima semana, a estudar sua Bíblia, começando em Êxodo 25, acerca da revelação do Tabernáculo de Deus!

Isso será mais do que oportuno; será necessário para que você e eu, como Igreja, cresçamos em sabedoria e em graça, diante de Deus e da grande nuvem de testemunhas humanas que nos cercam, às quais temos um testemunho a dar, em nome de Jesus, como sal e luz que dizemos ser!

Traga sua Bíblia nas próximas palestras, abra seu coração e mente para a ação de Deus, estude sua Bíblia em casa, ore, jejue, consagre-se, renove seu compromisso de vida com Deus, e deixe que Ele, mas Ele mesmo, renove sua mente a fim de que você conheça e viva a boa, agradável e perfeita vontade que Ele sonhou para nós todos!

Eu quero estar aqui para ver o resultado da ação de Deus em sua vida! Na minha Ele já está agindo!

Em Cristo,

Carlos Henrique.

Nenhum comentário: