sexta-feira, 13 de abril de 2007

POR UMA IGREJA RELEVANTE! – Parte 3

Nossa programação de Páscoa enfocará a necessidade de, como Igreja Bíblica Relevante, fazermos diferença em nosso contexto através de relacionamentos íntegros intencionalmente construídos com as pessoas “sem-igreja” e potencialmente transformadores de nossa realidade de vida!
Para que a nossa igreja seja um instrumento útil nas mãos do Senhor Deus a fim de realmente causar um impacto positivo na cidade, como escreveu Valdir Steuernagel, em Ultimato (Março-Abril, 2007, p. 46-47), precisamos nos humilhar diante dEle em oração, em atitude de verdadeiro arrependimento, pedindo-Lhe perdão pela nossa obediência seletiva e parcial da Palavra e pela nossa espiritualização desencarnada da realidade social, a fim de estabelecer, em Cristo Jesus, um novo compromisso de vida que honre a Deus, que seja harmônico com o nosso semelhante, e que nos faça cidadãos do Reino de Deus totalmente responsáveis com Sua Criação!
Assim, a partir da necessidade de buscar a Deus em oração, teremos uma vigília, na noite de 5a-feira, aqui na Praça, a partir de 22h, até as 02h.
Na 6a-feira, teremos a abertura oficial dos Retiros com uma celebração especial, também aqui na Praça, a partir de 18h30min, com o tema “Gerações que fazem a diferença”, onde pretendemos celebrar ao Senhor pelo despertar de uma consciência integralizadora e autenticadora do ministério que dEle recebemos conforme Sua revelação na Palavra!
Ora, somente quando a Igreja de Jesus acordar para a necessidade de impactar a cidade, através de seu relacionamento com todas as faixas etárias, é que o Evangelho pode ser efetivamente praticado, observado e avaliado para frutificar conforme a soberana vontade de Deus!
No sábado, portanto, cada Geração (teens, jovens, casais e seniores) deve estar reunida em seu local especifico, de 09h às 19h, para ali se integrar, buscar ao Senhor e ser desafiada a ações práticas de mudança de vida e comportamento, no poder do Espírito Santo de Deus.
De que vale tudo isso, como já se canta em nossa cultura, de que vale tanto que Deus tem feito em nós e através de nós, se tudo isso não atingir, de forma positiva, as pessoas ao nosso redor? Até quando estaremos enclausurados como novos monges distanciados da sociedade? Até quando fecharemos os nossos olhos, ouvidos, mente e coração às pedras que já gritam de tanta dor e necessidade de Deus, bem pertinho de nós?!
Queremos, pois, desafiar cada geração de nossa igreja a assumir o seu papel para que a nossa cidade realmente conheça o Evangelho de Jesus!
No domingo de manhã, teremos uma celebração especial aqui na Praça, agradecendo ao Senhor pela morte e ressurreição de Jesus, a partir de 7h, seguida de um café da manhã, após o que seguiremos para o local de realização dos batismos e ceia do Senhor, a partir de 10h, no Araçagi, onde também teremos um almoço para toda a igreja. No mesmo dia, a partir de 18h30min, estaremos de volta, aqui na Praça, para o fechamento de todas essas atividades.
Em nosso planejamento, o domingo é o dia em que, como povo de Deus, celebraremos nossa morte e ressurreição, em Jesus Cristo, para uma nova era de vida com o Senhor em nosso contexto, renovando diante dEle nossa unidade de propósito, nossa firmeza de intenção, celebrando a comunhão que temos nEle, apresentando a nossa vida e anunciando Sua morte e ressurreição até que Ele venha!
Esperamos no Senhor que a Igreja Batista Renascença saia do lugar comum e entre para a história como instrumento útil nas mãos de Deus e propagador do Evangelho vivo e real que muda a história da cidade, e que vive Sua missão de forma completa e integral!
Quero encerrar parafraseando o apóstolo do amor: quem tiver ouvidos, que ouça o que o Espírito diz à nossa Igreja; quem tiver olhos, que veja o que o Senhor Espírito vai fazer em e através de nossa Igreja; quem tiver mãos, que se deixe usar como instrumento do Senhor em nossa igreja e cidade! Quem estiver vivo, que ouça, veja e viva! A hora é agora!
Em Cristo, Carlos Henrique.

Nenhum comentário: