terça-feira, 6 de novembro de 2007

Estudo 267: Os Pedidos de Um Morto


Pr. Mike Nichols


Quanto é que vale a religiosidade e prosperidade material na aquisição da vida eterna?

“Alguns fingem que são ricos e nada têm; outros fingem que são pobres, e têm grande riqueza.” Pv 13.7 (NVI)


1. AS APARÊNCIAS DA VIDA TERRENA SÃO ENGANOSAS.
Lc 16.19-21

1.1. O RICO APARENTAVA FELICIDADE TOTAL.
“Havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho fino e vivia no luxo todos os dias.”
Lc 16.19 (NVI)

1. O homem rico representava os fariseus que amavam ao dinheiro e tentavam agradar as pessoas (Lc.16.14-15). Quais as maneiras que as pessoas usam hoje em dia para tentar impressionar os outros? Qual a forma que você pessoalmente se sente mais tentado de "aparecer"?

2. Se tirasse a roupagem dos seus bens, confortos e títulos, você ainda teria condições de ser uma pessoa feliz? Explique:

1.2. LÁZARO APARENTAVA TOTAL MISÉRIA.
“Diante do seu portão fora deixado um mendigo chamado Lázaro, coberto de chagas; este ansiava comer o que caía da mesa do rico. Até os cães vinham lamber suas feridas.”
Lc 16.20-21 (NVI)

3. O homem rico não dava a mínima atenção para Lázaro. Se pessoas carentes (não só material mas emocional e espiritualmente falando) ao seu redor fossem entrevistadas, elas diriam que recebem atenção e cuidado de você? Justifique:

4. Quais os recursos (não só financeiro) que Deus tem lhe dado que podiam abençoar aos outros? Mencione, uma forma bem objetiva de usar um desses recursos, para abençoar uma pessoa específica, nos próximos dias.

2. AS REALIDADES DO DESTINO ETERNO SÃO IRREVERSÍVEIS.
Lc 16.22-31

5. Ambos, Lázaro e o homem rico morreram. Você se sente preparado para seu apontamento com a morte (Hb 9.27)? Justifique:

6. O que você crê a respeito do destino eterno? Qual a coerência entre sua vida cotidiana e sua crença?

2.1. LÁZARO DESFRUTA DE CONFORTO ETERNO.
“Chegou o dia em que o mendigo morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão.”
Lc 16.22ª (NVI)

2.2. O RICO SOFRE DE TORMENTO ETERNO.
“O rico também morreu e foi sepultado. No Hades, onde estava sendo atormentado, ele olhou para cima e viu Abraão de longe, com Lázaro ao seu lado.”Lc 16.22b-31 (NVI)


2.2.1. TAL SOFRIMENTO PEDE ALÍVIO.
“Então, chamou-o: ‘Pai Abraão, tem misericórdia de mim e manda que Lázaro molhe a ponta do dedo na água e refresque a minha língua, porque estou sofrendo muito neste fogo’.”
Lc 16.24-26 (NVI)

7. O homem rico pediu alívio da dor intensa que estava experimentando. Como é que essa realidade mexe com você?

2.2.2. TAL SOFRIMENTO PEDE DIVULGAÇÃO.
“Ele respondeu: ‘Então eu te suplico, pai: manda Lázaro ir à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos. Deixa que ele os avise, a fim de que eles não venham também para este lugar de tormento’.”
Lc 16.27-31 (NVI)

8. Abraão explicou que a única maneira dos vivos escaparem o eterno tormento, é através da palavra de Deus (Lc 16.29-31). Como está sua paixão de transmitir essa palavra para as pessoas que ainda não conhecem a Deus? Qual apoio ou ajuda você podia receber do grupo para ser mais feliz nessa missão?

TAREFA

● Cada Pessoa do grupo deve compartilhar o nome de duas ou três pessoas de seu convívio e o grupo deve orar, nome por nome, pela salvação dessas pessoas e pela fidelidade do testemunho de cada membro do grupo diante delas.

Nenhum comentário: