sexta-feira, 13 de abril de 2007

POR UMA IGREJA RELEVANTE!

Em nossa vida como igreja, um tópico que sempre precisa ser analisado diz respeito à relevância de nossa atuação ministerial!
Relevância, segundo o dicionário, tem a ver com a importância, o destaque que é dado a alguma coisa! Na Bíblia, a relevância envolve vários aspectos de profundo significado para a vida de uma igreja, como ecos da ação ministerial das pessoas que são e fazem a igreja!
O primeiro deles é a própria resposta dada à pregação feita pela igreja! De que maneira as pessoas ao seu redor têm recebido sua pregação (falada ou silenciosa)? Como as pessoas reagem quando você compartilha sua fé e as verdades bíblicas? Qual o crédito que lhe tem sido dado por essas pessoas?
Mas, antes de tais perguntas, é preciso refletir acerca da diferença, ou seja, da relevância, do destaque, que estamos dando à Palavra de Deus em nossas vidas, posto que, para sermos relevantes em nossa pregação falada, precisamos antes ser relevantes em nossa pregação silenciosa, em nosso testemunho calado de vida!
Apesar de não podermos controlar a reação das pessoas, é notório que elas interagem com a testificação que o Espírito Santo de Deus nelas produz, quando são expostas às eternas verdades de Deus, ainda que através de nós! Assim, mesmo que não possamos determinar a resposta das pessoas, o simples fato de haver uma resposta já é um indicativo verdadeiro de nossa relevância naquele meio. A Bíblia é cheia de exemplos disso!
Para tanto, pergunto: O que as outras pessoas vêem da Bíblia quando olham para você? Que imagem de Deus você reflete enquanto vive? O quê de Deus se pode conhecer apenas por analisar seu estilo de vida?
A relevância, pois, caminha de mãos dadas com a credibilidade! E esta, por sua vez, com a integridade! Assim, integridade e credibilidade são tão vitais para um cristão e para uma igreja como o é o próprio conhecimento prático da Pessoa e da Palavra de Deus!
Para discernir, portanto, acerca de nossa relevância como igreja do Senhor Jesus na cidade de São Luís, é preciso perguntar acerca do proceder de cada um de nós, quer quando estamos juntos, quer sozinhos! É preciso realizar uma avaliação consciente e transparente da integridade e credibilidade de cada um de nós e de todos.
Somente depois disso é que será possível fazer uma leitura correta da relevância das ações ministeriais institucionais de nossa igreja!
Como está a sua vida? Como você avalia sua credibilidade diante do seu próximo? Como Deus avalia sua integridade de vida? O que o cristão e o sem-igreja pensam acerca do seu testemunho de vida? O que o seu filho(a), esposo(a), pai/mãe, amigo(a), colega de trabalho, vizinho(a), etc., pensam acerca de você enquanto cristão?
Queridos, a real importância da Igreja Batista Renascença para a cidade de São Luís é diretamente proporcional à integridade de caráter e à credibilidade individual de cada um de nós!
Nossa relevância institucional depende de sua relevância pessoal, durante todos os dias de sua vida, sem intervalo, sem férias, sem omissões, sem descanso!
Quem é você, Igreja Batista Renascença, sabendo que todo o mundo lhe está observando?
É como se cada um dos moradores de nossa cidade se voltasse para um de nós e dissesse: “Deixe-me ver quem você, de verdade, é, para que então eu decida se realmente vou lhe ouvir! Deixe-me primeiro conhecer você, para então eu decidir se quero conhecer o Deus a quem você diz servir!”.
Estamos realmente preparados para a relevância que Deus quer produzir em nós? Nossa cidade precisa da sua relevância! A Igreja Batista Renascença conta com você! Eu também!
Em Cristo, Carlos Henrique.

Nenhum comentário: